A Rede de Bibliotecas de Estarreja (RBEstarreja), formalmente constituída em junho de 2011, através do Acordo de Cooperação entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal de Estarreja, tem a sua génese no ano letivo de 2004/2005, quando a coordenação interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) desbravou a dinâmica do trabalho colaborativo entre as bibliotecas do Município. A RBEstarreja tem vindo, desde então, a desenvolver e a consolidar dinâmicas colaborativas ao nível de atividades, organização, gestão e disponibilização de recursos documentais.
Constituída pela Biblioteca Municipal, com os seus dois polos de leitura, de Avanca e de Pardilhó, e pelas quatro bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Estarreja (Escola Secundária, EB23 Prof. Dr. Egas Moniz, EB Padre Donaciano Abreu Freires e EB Visconde Salreu) e a do Agrupamento de Escolas de Pardilhó, a RBEstarreja regulamentou, em junho de 2008, o seu Grupo de Trabalho Concelhio. Assim, todo o trabalho desenvolvido por esta Rede, que inclui também o Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar, brota da articulação de dois órgãos: o de Decisão, que integra um representante da Câmara Municipal, o Sr. Vereador da Cultura e Educação e os Diretores dos Agrupamentos e Centro de Formação; e o Grupo Coordenador, constituído pela Responsável da Biblioteca Municipal e pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares [SABE], pelos Professores bibliotecários e outros eventuais membros.
A RBEstarreja promoveu e desenvolveu o seu catálogo coletivo, fomenta o empréstimo interbibliotecas , articula atividades para a sua comunidade escolar e educativa , criou a sua identidade, através de um logótipo, e tem a sua presença na Web, quer na rede social Facebook, quer no portal da sua Biblioteca Municipal.
O Protocolo de Cooperação da RBEstarreja, assinado em outubro de 2015, insere-se no âmbito do desenvolvimento e consolidação desta Rede, “estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as Bibliotecas e Unidades Documentais do concelho de Estarreja” e que “exerce a sua atividade de forma autónoma e colaborativa, procurando fomentar a partilha de experiências, a realização de projetos e iniciativas de interesse pedagógico, a animação da leitura, a promoção do livro, o tratamento documental, a integração das tecnologias da informação na gestão e partilha de recursos, ao mesmo tempo que vai rentabilizando o [seu] catálogo coletivo”.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar