Fernando Sousa Henriques

(1949-2011)
 

Nasceu no concelho de Estarreja (Aveiro) em Janeiro de 1949.

Formou-se, no Porto, em Química e, posteriormente, em Electrotecnia, tendo estagiado no antigo Amoníaco Português (actual Quimigal), em Estarreja, e na Companhia de Petróleos de Angola - Petrangol, em Luanda.

Iniciou o Serviço Militar obrigatório no 2º Turno de 1971, em Mafra, como cadete, donde seguiu para o Centro de Operações Especiais (CIOE) de Lamego, onde foi instruendo e instrutor.

A 22 de Março de 1972 parte, como Alferes Mil.º de Operações Especiais / Ranger, adjunto do Comandante de Companhia (CCAÇ 3545 / BCAÇ 3883 - Canquelifá, 1972/74), para a Guiné, donde regressa a 19 de Julho de 1974.

Encontra-se radicado na Ilha de S. Miguel (Açores), onde seguiu um percurso profissional muito diferenciado, tendo percorrido áreas como as do Ensino Técnico, desenvolvido trabalhos diversos, em especial a nível de Projecto e Fiscalização, no âmbito da sua Formação Profissional, com relevância para a Engenharia Electrotécnica, passando por Empresas como a Mobil Oil Portuguesa e os C.T.T..

Em 1989 assumiu o cargo de Engenheiro adjunto da Junta Autónoma do Porto de Ponta Delgada, na qual já vinha anteriormente a realizar trabalhos respeitantes a estruturas e redes eléctricas, tendo passado a desempenhar o cargo de Assessor quando esta passou a Administração Portuária, em Agosto de 2003.

Obras Publicadas:

- Um Icebergue chamado 25 de Abril

- No Ocaso da Guerra do Ultramar

 Nandinho - Os primeiros 6 anos dos últimos 60 … (Conto infantil)

 "Picadas e caminhos da vida na Guiné"