Biblioteca Municipal de Estarreja

Serviço de apoio às Bibliotecas escolares

A Biblioteca Municipal de Estarreja dispõe, desde 2008, do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE), apoiando, através  da sua equipa técnica e num espírito de trabalho em rede e parceria, as cinco bibliotecas que integram a RBEstarreja.

A constituição do SABE é referida, desde 1996, no documento Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares:

“Para rentabilizar e coordenar os recursos biblioteconómicos […] recomenda-se a criação nas bibliotecas municipais de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE). O SABE, enquanto recurso técnico especializado, terá as se seguintes funções: Prestar colaboração técnica às escolas no domínio da criação, organização, gestão e funcionamento das bibliotecas escolares; Participar na formação contínua dos profissionais envolvidos no serviço das bibliotecas escolares; Promover a articulação das bibliotecas com outras bibliotecas, procurando formas de cooperação e rentabilização de meios."

In: PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares: relatório síntese [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 31-01-2011. [Consult. 01-10-2015] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/file/446/972_729_018_3.pdf>